segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Interpretação de texto -com respostas

 Apple fez emojis negros, o ser humano o transformou em arma para o racismo

 


Na última semana a Apple inovou e lançou uma nova versão de emojis — os famosos emoticons que as pessoas utilizam em conversas via celular. A novidade eram bonequinhos em diversas tonalidades de pele, uma tentativa da empresa de se colocar na luta contra o preconceito racial. Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.

Diversas postagens em redes sociais têm registrado a utilização dos emojis negros com intuito preconceituoso. A ótima intenção da Apple ao incluir as novas versões acabou fazendo com que aparecessem muito mais postagens preconceituosas. Por conta disso, inclusive, o Twitter se manifestou afirmando que está banindo toda e qualquer post de cunho preconceituoso.

Por mais que a Apple não tenha controle algum em relação à utilização de seus emojis, muitas pessoas têm criticado a postura da empresa, que não se manifestou sobre o caso. Ao longo desta semana a empresa já teve que lidar com uma pequena crise gerada em redes sociais por conta de respostas “homofóbicas” dadas por seu sistema Siri em IPhones russos.

Fonte https://br.noticias.yahoo.com/apple-fez-emojis-negros–o-ser-humano-o-transformou-em-arma-para-o-racismo-171243819.html?linkId=13613245&linkId=13620111

 

  1. Sobre o sentido geral do texto é correto afirmar que:

a) Ao disponibilizar emojis negros, a Apple evidenciava sua atitude contra o racismo.

b) A Apple agiu de forma preconceituosa ao colocar emojis negros.

c) Pôr emojis negros disponíveis reforça uma atitude racista.

d) Os emojis negros utilizados pela Apple não foram bem aceitos pelo público em geral que não  entendeu a atitude antirracista da empresa.

 

  1. Uma notícia deve ser imparcial e com linguagem objetiva, no entanto, a notícia lida apresenta um trecho que reflete a opinião particular do redator. Assinale esse trecho:

a) “Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.”

b) “Na última semana, a Apple inovou e lançou uma nova versão de emojis”

c) “os famosos emoticons que as pessoas utilizam em conversas via celular.”

d) “A novidade eram bonequinhos em diversas tonalidades de pele.”

 

 3. “Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.” O termo em destaque só não pode ser substituído sem prejuízo semântico pela alternativa:

 a)Pois

b) Porém

c) No entanto

d) Todavia

 

  1. Uma expressão idiomática ocorre quando um termo ou frase assume significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. “O preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra”, no contexto, o termo em destaque é sinônimo de:

a) Bloco de aço móvel que fecha a parte traseira do cano de uma arma de fogo.

b) Parte posterior de uma boca de forno.

c) Em linguagem chula quer dizer traseiro, o assento; as nádegas.

d) Coice, retaguarda: a culatra do rebanho.




quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Professor, não digite textos longos! Eis a solução! - TUTORIAL


Em época de pandemia, é cada vez mais necessário otimizar  nosso tempo para realizar nossas (inúmeras) atividades.


Imagine que você achou o texto ideal para uma atividade, mas não o encontrou no Google e fazer uma colagem deixa seu texto com aparência desleixada. Veja como fazer!


Para este tutorial você só precisará do app Google Fotos! 

1º Tire uma foto bem nítida do texto no seu smartphone. Agora, assista ao tutorial para saber o que fazer em seguida. 

 

Veja o tutorial: 



****

Acabei de criar o botão SEGUIR (lateral direita para quem está lendo pelo computador de mesa). Siga o blog para ficar por dentro de tutorias, dicas, informações... 

Gostou da dica???? Compartilhe com um prof!!!!


****

Até mais! 




terça-feira, 25 de agosto de 2020

Atividade - A retórica aristotélica (Com resposta )

 Leia o texto abaixo: 

A retórica aristotélica

A retórica aristotélica, segundo o filósofo Aristóteles (384-322 a.C) há três recursos fundamentais para convencer, persuadir e emocionar o interlocutor: o ethos, o pathos e o logos.

O ethos está relacionado à credibilidade, autoridade e competência do orador, aos seus conhecimentos, ao reconhecimento de seus pares, sua trajetória acadêmica e profissional, enfim a sua identidade.

O pathos está relacionado ao conteúdo emocional do discurso para despertar simpatia, compaixão ou até medo, dependendo do objetivo do orador.

O logos está relacionado à lógica do discurso, à argumentação bem fundamentada por experimentos científicos, dados estatísticos, para sustentar a sua tese definida.

(SETTE, Graça. Português: Trilhas e Tramas. Vol. 2. São Paulo: Leya, 2016)


Agora analise a charge abaixo:


Questão discursiva 

Como vimos, segundo Aristóteles, há três recursos que podem ser usados para persuadir, convencer e emocionar o interlocutor. Quanto à charge acima, que recurso o repórter pretende utilizar para emocionar seu público em favor da audiência? Justifique sua resposta.


Levando em consideração os recursos da retórica aristotélica expostos acima, percebe-se que o repórter pretende utilizar-se de pathos para causar comoção no seu telespectador. Pois, ao pedir que a entrevistada olhe para a câmera enquanto chora, ele pretende causar um forte apelo emocional no seu público. 

********************

Até mais!  😉



sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ARTIGO: Memórias Póstumas de Brás Cubas e sua adaptação à HQ: (possíveis) implicações para os jovens leitores

 Olá, mestres!

Escrevi este artigo há um certo tempo e o publiquei na revista Somma do Instituto Federal do Piauí. 




Segue resumo:

Este artigo tem por objeto de estudo a adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas em História em Quadrinhos, cujo objetivo é analisar quais as (possíveis) implicações dessa adaptação para jovens leitores, partindo-se do pressuposto de que a literatura é arte carregada de elementos sócio-histórico-culturais. Trata-se de um estudo comparativo e interpretativo desenvolvido a partir da análise de pontos convergentes e divergentes entre a obra literária brasileira adaptada ao gênero HQ da editora Escala Educacional e a obra original. Os resultados apontam para algumas alterações na essência da obra original que impossibilitam ao jovem leitor a apropriação dos elementos mencionados.

Artigo na íntegra: clique aqui.

****
Até mais!  😉



quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Professor, crie suas próprias figurinhas (STICKERS)

 Olá, queridos colegas!!!


As figurinhas (STICKERS no inglês) são ótimas para facilitar e incrementar a comunicação. Você provavelmente já se comunica com figurinhas "roubartilhadas" (para usar um termo mais adequado😀). 

Nas aulas remotas, costumo usá-las com o objetivo de me aproximar mais dos alunos utilizando a linguagem que eles conhecem e gostam.  

Que tal criar suas próprias figurinhas para postar nos grupos de WhatsApp dos seus alunos? 

No tutorial abaixo, ensino como criar suas figurinhas personalizadas! 


(O vídeo ficou "achatado"). 

Se você souber de uma maneira mais fácil, compartilhe conosco! Adoraremos poupar tempo!

Se gostou, divulgue para seus colegas!!!

Até mais!!!



     




sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Atividade - Notícia - Questões com respostas

Como videoaula, sugiro: 

Gênero Textual: Notícia - TEXTO JORNALÍSTICO

Link https://www.youtube.com/watch?v=gHewWY9ywL0&feature=youtu.be

 



*Para responder a atividade a seguir, leia a notícia “Pesquisa aponta que 63% são contra retorno às aulas presenciais” disponível no link: https://noticias.r7.com/educacao/pesquisa-aponta-que-63-sao-contra-retorno-as-aulas-presenciais-06082020

 

Sobre a estrutura da notícia lida, responda:

1. Como nós vimos no vídeo da aula anterior o principal objetivo de uma notícia é informar sobre um acontecimento. Sobre o que a notícia lida informa?

 

A notícia informa que 60% das pessoas ouvidas na pesquisa são contra o retorno às aulas presenciais em São Paulo.

 

2. Na aula anterior nós estudamos sobre os suportes do gênero notícia. Em qual suporte a notícia lida foi veiculada?

 

A notícia foi veiculada pela internet, no Portal de notícias R7.

 

3. Como vimos na videoaula, uma notícia além de ser narrativa pode ser descritiva também. Em qual(is) parágrafo(s) da notícia há trechos descritivos?


Há vários trechos descritivos na notícia, por exemplo, no segundo e no terceiro parágrafos são descritas as opiniões das pessoas em relação à volta às aulas e o percentual correspondente a cada opinião.


4. Para pertencer ao gênero notícia, o texto deve conter algumas informações por exemplo tempo, espaço e personagensenvolvidos. Identifique cada um desses elementos na notícia lida.

Tempo:a notícia foi divulgada na quinta-feira, 6 de agosto de 2020; espaço: estado de São Paulo; personagens: famílias dos alunos das escolas do estado.


5. Quanto à estrutura do gênero notícia, transcreva abaixo o que se pede:

a) A manchete da notícia.

“Pesquisa aponta que 63% são contra retorno às aulas presenciais”

 

b) O título auxiliar da notícia.

“Estudo conduzido pelo Ibope e divulgado pela Rede Nossa São Paulo aponta que famílias não se sentem seguras em mandar crianças para escola”.

 c) O lide (ou lead).

Pesquisa, realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada nesta quinta-feira (6) pela Rede Nossa São Paulo, aponta que 60% das pessoas ouvidas se dizem contra o retorno às aulas presenciais no Estado. Apenas 26% é a favor e 11% não tem opinião formada ainda”.

d) Onde se localiza o corpo da notícia?

A partir do segundo parágrafo.


 6. A notícia lida, refere-se ao estado de São Paulo e, como vimos, 63% das pessoas entrevistadas não concordam com o retorno das aulas presenciais. Qual sua opinião sobre isso? Você concorda com o retorno da volta às aulas em nossa cidade? Escreva um parágrafo dizendo o que pensa e justifique sua resposta.  

Resposta pessoal. 



Até a próxima!!





Atividade - Vozes Verbais - pronto para imprimir

  ATIVIDADE DE REFORÇO 1.     Reescreva as frases abaixo, transformando-as da voz ativa para a voz passiva analítica. Lembre-se de manter ...