Apple fez emojis negros, o ser humano o transformou em arma para o racismo
Na última semana a Apple inovou e lançou uma nova versão de emojis — os famosos emoticons que as pessoas utilizam em conversas via celular. A novidade eram bonequinhos em diversas tonalidades de pele, uma tentativa da empresa de se colocar na luta contra o preconceito racial. Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.
Diversas postagens em redes sociais têm registrado a utilização dos emojis negros com intuito preconceituoso. A ótima intenção da Apple ao incluir as novas versões acabou fazendo com que aparecessem muito mais postagens preconceituosas. Por conta disso, inclusive, o Twitter se manifestou afirmando que está banindo toda e qualquer post de cunho preconceituoso.
Por mais que a Apple não tenha controle algum em relação à utilização de seus emojis, muitas pessoas têm criticado a postura da empresa, que não se manifestou sobre o caso. Ao longo desta semana a empresa já teve que lidar com uma pequena crise gerada em redes sociais por conta de respostas “homofóbicas” dadas por seu sistema Siri em IPhones russos.
- Sobre o sentido geral do texto é correto afirmar que:
a) Ao disponibilizar emojis negros, a Apple evidenciava sua atitude contra o racismo.
b) A Apple agiu de forma preconceituosa ao colocar emojis negros.
c) Pôr emojis negros disponíveis reforça uma atitude racista.
d) Os emojis negros utilizados pela Apple não foram bem aceitos pelo público em geral que não entendeu a atitude antirracista da empresa.
- Uma notícia deve ser imparcial e com linguagem objetiva, no entanto, a notícia lida apresenta um trecho que reflete a opinião particular do redator. Assinale esse trecho:
a) “Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.”
b) “Na última semana, a Apple inovou e lançou uma nova versão de emojis”
c) “os famosos emoticons que as pessoas utilizam em conversas via celular.”
d) “A novidade eram bonequinhos em diversas tonalidades de pele.”
3. “Mas o preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra.” O termo em destaque só não pode ser substituído sem prejuízo semântico pela alternativa:
a)Pois
b) Porém
c) No entanto
d) Todavia
- Uma expressão idiomática ocorre quando um termo ou frase assume significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. “O preconceito bestial de muitas pessoas fez o tiro sair pela culatra”, no contexto, o termo em destaque é sinônimo de:
a) Bloco de aço móvel que fecha a parte traseira do cano de uma arma de fogo.
b) Parte posterior de uma boca de forno.
c) Em linguagem chula quer dizer traseiro, o assento; as nádegas.
d) Coice, retaguarda: a culatra do rebanho.