quarta-feira, 26 de junho de 2024

Atividade - com resposta - Tirinha e verbete de enciclopédia

 

  • Leia a tirinha de Armandinho abaixo para responder as questões de 1 a 3:




 

1.    Após analisar a tirinha, assinale a alternativa correta:

a)    O pai de Armandinho, na primeira imagem, está de costas para o menino pois ambos estão "de mal".

b)   A fala do pai, no segundo quadrinho, expressa preocupação em relação à fala de Armandinho na primeira imagem.

c)    A fala "O que você está dizendo, filho?" pertence ao sapo.

d)   Na última cena, são interlocutores da conversa Armandinho e o sapo.

 

2.    Analisando a função sintática dos elementos, assinale a alternativa que contém um complemento nominal:

a)    “Não tenho...”

b)   “...muito tempo...”

c)    “...de vida...”

d)   “...mas...”.




3. A função do complemento na tirinha presente na primeira cena é:

a) mostrar o significado de um adjetivo.

b) marcar uma relação de semelhança.

c) apontar o sentido do verbo empregado.

d) acrescentar informação aos substantivos “terra”.

 

  • Leia o verbete de enciclopédia para responder o que se pede nas questões de 4 a 7:

 



4.      Qual é a principal função do texto sobre ALF no contexto de um verbete de enciclopédia?

a)      Informar de maneira objetiva e concisa sobre o enredo da série.

b)      Contar uma história detalhada com diálogos e descrições pessoais.

c)      Persuadir o leitor a assistir à série de televisão.

d)      Expressar opiniões pessoais sobre a qualidade da série.

 

5.      Quais são as marcas linguísticas mais evidentes no texto que indicam que ele é um verbete de enciclopédia?

a)        Uso de linguagem figurativa e subjetiva (ênfase no “eu”).

b)        Predominância de linguagem objetiva e estrutura informativa.

c)        Emprego de descrições detalhadas e narrativas extensas.

d)        Linguagem informal: inclusão de expressões coloquiais e gírias.

 

6.      Qual aspecto composicional é essencial para a estrutura de um verbete de enciclopédia, conforme utilizado no verbete sobre ALF?

a)      Desenvolvimento de personagens através de diálogos diretos.

b)      Organização com foco em detalhes pessoais.

c)      Estruturação clara e objetiva que facilitam a localização de informações.

d)      Inclusão de opiniões críticas sobre o assunto tratado que conferem ao texto mais veracidade.

 

7.      Após analisar o trecho “Os Tanner são uma típica família de Riverside, Califórnia”, assinale a opção com a presença de adjunto adnominal retirada dele:

a)      “Os...”

b)      “Tanner”

c)      “...típica...”

d)      “...Califórnia...”

 

8.      Leia o trecho:

“Além dos problemas acerca da manipulação pública, ainda é preciso levar em conta que muitos dos artigos publicados na ----------------- são escritos e corrigidos por usuários voluntários não especialistas no assunto, o que atrai mais críticas para a credibilidade da plataforma”.

Fonte: https://prensali.substack.com/

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna presente no trecho acima:

a)      Enciclopédia Britânica

b)      Wikipédia

c)      Barsa

d)      Britannica Escola.

 

  • Leia o texto de divulgação científica abaixo para responder as questões de 9:

 

Obesidade infantil pode dobrar os riscos de morte antes dos 55 anos, diz estudo

 

A obesidade infantil mais do que dobra os riscos de morte antes dos 55 anos de idade, segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine. Acompanhando, em longo prazo, quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentava maior índice de massa corporal (IMC) tinha duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doença hepática alcoólica, doença cardiovascular, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.

“O ponto principal é que a obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado seriamente”, ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. “O que este estudo particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte prematura”, completou o especialista.

Além da influência direta da obesidade infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à glicose – fator de risco para o diabetes – e a pressão alta na infância também cumprem um papel neste sentido. As taxas de morte foram 73% maiores entre o grupo de maior intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.

Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. “Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo”. E, seguindo as diretrizes da Academia, o especialista recomenda a medida do índice de massa corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas.

Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 – cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios, e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.*

 

Fonte: https://www.parquedaciencia.pr.gov.br/Pagina/Textos-de-Divulgacao

 

9.      “Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 – cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios, e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas”. A expressão destacada no trecho refere-se:

a)      Ao pesquisador William C. Knowler.

b)      Ao New England Journal of Medicine

c)      Ao pediatra Marc Jacobson.

d)     Ao Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais.

 

  • Leia a fábula abaixo para responder o que se pede na questão 10:

A raposa e o leão

Tinha a Raposa o seu covil bem fechado e estava lá dentro a gemer, porque estava doente; chegou à porta um Leão e perguntou-lhe como estava, e que a deixasse entrar, porque a queria lamber, que tinha virtude na língua, e lambendo-a, logo havia de sarar.

Respondeu a Raposa de dentro:

— Não posso abrir, nem quero. Creio que a tua língua tem virtude; porém é tão má vizinhança a dos dentes, que lhe tenho grande medo, e portanto antes quero sofrer com o meu mal.

 

10.              Na fábula, qual é a causa da recusa da raposa em aceitar a ajuda do leão?

a) A raposa está doente porque o leão a mordeu anteriormente.

b) O leão oferece ajuda à raposa porque realmente deseja curá-la.

c) A raposa recusa a ajuda do leão porque desconfia das intenções dele, temendo que ele a ataque.

d) A doença da raposa é causada pela presença do leão perto de seu covil.

 

Boa prova!

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Habilidades

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).
(EF08LP06) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).


(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc., como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos nesses gêneros.


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