sexta-feira, 12 de março de 2021

Trilha de aprendizagem – Paráfrase (6º ano)

Atenção!
Essa atividade foi planejada para o seguinte contexto:

Aulas remotas que ocorrem pelo aplicativo de WhatsApp.


Queridos alunos, como estão todos vocês? Espero que estejam bem e que continuem tomando os cuidados necessários para preservar sua saúde e das pessoas que você ama. 

Vamos à aula de hoje????

Hoje estudaremos a PARÁFRASE e aprenderemos a diferenciá-la da PARÓDIA. Vocês sabem o que é paráfrase?



ATIVIDADE - PARTE 1


Agora respondam com suas palavras AQUI NO GRUPO MESMO (NÃO PRECISAM COPIAR NADA NO CADERNO AINDA): Qual a diferença entre paródia e paráfrase?



ATIVIDADE - PARTE 2


 Pronto? Você já assistiu à videoaula sobre paráfrase e paródia? Então você já sabe diferenciar esses dois elementos, certo? 

    Agora você irá produzir uma PARÁFRASE de uma obra de arte! Observe as pinturas abaixo com atenção! Escolha apenas uma delas e reproduza-a, tire uma foto e envie para meu PV. 

SUGESTÃO DE PINTURAS PARA SEREM REPRODUZIDAS POR PARÁFRASE


1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci


2. Gótico americano, de Grant Wood



3. Moça com brinco de pérola, de Vermeer



4. O grito, de Munch



5. Medusa, Caravaggio



6. O Casal Arnolfini, Jan van Eyck




 7. O Filho do Homem, René Magritte






Não entendeu ainda como fazer? Então, ASSISTA AO VÍDEO COM A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE DE HOJE. 👇👇👇👇

Clique aqui para assistir à explicação da atividade: https://youtu.be/iEeQcE3mwNk



Não esqueçam de enviar as fotos com a reprodução da pintura escolhida para meu PV até a próxima semana. 


 Se restarem dúvidas, procurem-me no grupo ou no meu privado! 



Pode ser que mesmo assim, haja dúvidas. O professor poderá ainda enviar áudios com a explicação do que deverá ser feito no grupo ou no privado do aluno que não conseguir entender.

De posse das imagens com a reprodução das pinturas, o professor poderá montar uma apresentação em vídeo ou em power point com música e animação e postar no grupo da aula para os alunos veremos como ficou o trabalho! Antes disso o professor pode propor um momento de interação com a turma, no grupo mesmo, perguntando o que acharam das pinturas, se gostaram da atividade... As respostas são as mais lindas que possamos imaginar. Fiz esta atividade com meus alunos e o resultado foi encantador e os relatos então nem se fala. 

Siga este blog para acompanhar minhas postagens! Compartilhe essa trilha com seus colegas professores. 

Mais sites: 

https://www.todamateria.com.br/parodia-e-parafrase/#:~:text=O%20termo%20%E2%80%9Cpar%C3%B3dia%E2%80%9D%2C%20derivado,%2C%20criando%20assim%2C%20um%20novo.

https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidades_parodia.php








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Jornal Impresso Produzido pelos Alunos do 9º ano

  Visita ao Sistema O Dia de Comunicação