sábado, 2 de maio de 2020

Atividade: Signo, língua, linguagem, fonemas, letras e crônica.




Atividade 

·      Sobre signo, língua e linguagem, responda:

1.    “São as unidades de significação que possuem um significante (uma memória acústica de um termo) e um significado (conceito contido em um signo, acionado pelo significante)”. O conceito lido refere-se:
a)  Ao signo.
b)  À língua.
c)  Á linguagem.
d)  Ao significante

2.    “É uma estrutura autônoma, dinâmica e cheia de regras que é comum a um grupo de falantes”. A definição lida refere-se:
a)  Ao signo.
b)  À língua.
c)  Á linguagem.
d)  Ao significado.

3.    Observe a informação abaixo e assinale a alternativa correta sobre ela:
(I)  Quando pronunciamos a palavra ÁRVORE ou a lemos escrita em algum lugar, (II) vem a nossa mente a imagem de algo com raiz, caule, folha, flores e frutos.

a)    A primeira parte da frase refere-se ao significado e a segunda ao significante.
b)   A primeira parte da frase refere-se à língua e a segunda ao significado.
c)    A primeira parte da frase refere-se ao significante e a segunda ao significado.
d)   A primeira parte da frase refere-se ao significante e a segunda ao signo.


·      Leia a anedota para responder as questões 4, 5 e 6:
“─­­Doutor, como eu faço para emagrecer?
─Basta a SENHORA mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
─Quantas vezes, doutor?
─Todas as vezes que lhe oferecerem comida”

4.    Sobre a anedota assinale a alternativa correta:
a)      Trata-se de um texto instrucional pois ensina como emagrecer.
b)      É um gênero textual humorístico cujo intuito é levar ao riso.
c)      É um texto argumentativo, pois tenta nos convencer que a obesidade é perigosa.
d)     É um gênero descritivo, pois descreve como emagrecer.


5.    Quantos fonemas possuem a palavra possui a palavra em destaque na anedota?
a)      7
b)      6
c)      5
d)     3

6.      Levando em consideração o falar nordestino, em especial aqui em nossa cidade, assinale a alternativa em que a letra em destaque tem som de /s/:
a)faÇo.
b)veZes.
c)baSta.
d)     Cabeça

·      LEIA A CRÔNICA PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:

Conversinha Mineira

- É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
- Sei dizer não senhor: não tomo café.
- Você é dono do café, não sabe dizer?
- Ninguém tem reclamado dele não senhor.
- Então me dá café com leite, pão e manteiga.
- Café com leite só se for sem leite.
- Não tem leite?
- Hoje, não senhor.
- Por que hoje não?
- Porque hoje o leiteiro não veio.
- Ontem ele veio?
- Ontem não.
- Quando é que ele vem?
- Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. Só que no dia que devia vir em geral não vem.
- Mas ali fora está escrito "Leiteria"!
- Ah, isso está, sim senhor.
- Quando é que tem leite?
- Quando o leiteiro vem.
- Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê?
- O quê: coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada?
- Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite.
Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade?
- Sei dizer não senhor: eu não sou daqui.
- E há quanto tempo o senhor mora aqui?
- Vai para uns quinze anos. Isto é, não posso garantir com certeza: um pouco mais, um pouco menos.
- Já dava para saber como vai indo a situação, não acha?
- Ah, o senhor fala da situação? Dizem que vai bem.
- Para que Partido?
- Para todos os Partidos, parece.
- Eu gostaria de saber quem é que vai ganhar a eleição aqui.
- Eu também gostaria. Uns falam que é um, outros falam que outro. Nessa mexida...
- E o Prefeito?
- Que é que tem o Prefeito?
- Que tal o Prefeito daqui?
- O Prefeito? É tal e qual eles falam dele.
- Que é que falam dele?
- Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto é Prefeito.
- Você, certamente, já tem candidato.
- Quem, eu? Estou esperando as plataformas.
- Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, que história é essa?
- Aonde, ali? Ué, gente: penduraram isso aí...
Fernando Sabino (livro: “A Mulher do Vizinho”)
7.    No trecho “Aonde, ali? Ué, gente: penduraram isso aí...”, o uso das reticências tem o objetivo de:
a)     Evidenciar a ideia de que a conversa havia finalizado.
b)   Mostrar que a fala do homem foi interrompida pelo visitante.
c)    Mostrar a incerteza e indiferença em relação ao retrato na parede.
d)   N.D.A.

8.    A confusão que acontece na história deve-se ao fato de
a)    o dono do estabelecimento estar alheio aos acontecimentos.
b)   o visitante ser muito estressado.
c)    o visitante ser novo na cidade.
d)   não haver leite no estabelecimento.

9.    “Mas ali fora está escrito "LEITERIA!”. Conforme o contexto, o termo em destaque só não significa:
a)    recipiente para ferver e, eventualmente, servir o leite.
b)   local especializado também na venda de produtos derivados do leite.
c)    local no qual habitualmente vende-se leite.
d)   estabelecimento comercial que se especializa na venda de leite e seus derivados.

10.  Sobre o gênero crônica, assinale a alternativa incorreta:
a)      Crônicas são textos que narram e refletem o dia a dia.
b)      Tradicionalmente, as crônicas são gêneros originários dos jornais.
c)      principal característica da crônica está na sua temática: abordar assuntos do passado.  
d)     N. D.A.

Respostas

1.      A
2.      B
3.      C
4.      B
5.      B
6.      A
7.      C
8.      A
9.      A
10.  C





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