sábado, 19 de setembro de 2020

Atividade de interpretação textual - com resposta

 

ORIENTAÇÕES:

Atenção! Leia atentamente as questões!

 

·        ·         Leia o texto para responder o que se pede:

A árvore que pensava

Oswaldo França Júnior

Houve uma árvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. Fez-lhe bem a deferência. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.

Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens. Mas quando ela novamente se agigantou os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos.

A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e colocaram outra em seu lugar.


FRANÇA JR., Oswaldo. As laranjas iguais. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 17
.

1.    Em um texto, devemos também buscar a interpretação em elementos extratextuais. Ou seja, para compreender um texto, você deve fazer uma relação com elementos fora dele. Explique o significado do texto acima. (Escreva no mínimo 4 linhas.)

O texto nos leva a pensar nas pessoas que tentam se adequar às exigências e interesses dos outros e acabam perdendo sua personalidade, seu brilho e seu potencial. 

 

2.    A quem se refere cada um dos elementos destacados nos trechos abaixo? Volte ao texto para recuperar essa informação.

 

a)    “Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade”.

A árvore. 

b)   “Fez-lhebem a deferência”.

A árvore. 

c)    “Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se”.

A árvore. 

d)   “A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los”.

Aos homens

 

3.    Faça a flexão de número das seguintes orações: 

a)      A vacina será produzida por laboratório anglo-americano.

As vacinas serão produzidas por laboratórios anglo-americanos. 

b)      Camila sempre ficava ridícula com sua calça verde-alface.

Camila(s) sempre ficava (m) ridícula (s) com calças verde-alface. 

 

·         Como vimos, a carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, na qual os leitores podem apresentar suas opiniões. Leia a carta do leitor reproduzida abaixo para responder a 4º questão: 

 



4.    A carta do leitor é um espaço reservado que pode ter teor opinativo, sugestivo, crítico, também pode conter elogios ou reclamações. Qual o teor da carta apresentada acima? Comente e aponte elementos na carta que justifiquem sua resposta.  (Escreva no mínimo 4 linhas.)

A carta acima tem teor de reclamação, expresso pelos termos "surpresa e descontentamento". A autora enviou a carta à redação da revista com o objetivo de reclamar por não haver encontrado nas edições anteriores artigos de determinado filósofo. 


  • Imagine que você é leitor do jornal abaixo:



  1. Escreva uma carta de leitor fictícia ao jornal sobre a notícia acima. Lembre: sua carta deverá ter teor opinativo, sugestivo, crítico, ou pode conter elogios ou reclamações. Escolha um para redigir sua carta. Escreva no mínimo 9 linhas.

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno obedeça a estrutura e elementos da carta de leitor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Jornal Impresso Produzido pelos Alunos do 9º ano

  Visita ao Sistema O Dia de Comunicação