sexta-feira, 9 de outubro de 2020

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliteração), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Copie e responda a atividade abaixo:


ATIVIDADE 

* Leia o poema a seguir:

Olhar de paixão


Um beijo roubado
Um céu estrelado 
Lua cheia nasceu 
Sol foi-se, morreu

Um abraço apertado 
Os olhos fechados 
Calor vem e aquece 
Uma rosa floresce

Um cheiro no olho 
Que diz: "eu te quero" 
Uma bela canção

Carinho gostoso 
Sorriso sincero 
Olhar de paixão
Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/1601644

1. Sobre a estrutura do poema, responda:
a) Quantos versos ele possui?
14 versos é um soneto. 

b) Quantas estrofes?
4 estrofes.

2. Que situação é descrita no poema? 
Um encontro romântico de um casal apaixonado. 

3. Quais elementos da natureza são citados na primeira estrofe?
"Céu estrelado", "lua" e "sol".

4. Analisando o contexto, o que seria a rosa mencionada no trecho "Uma rosa floresce"?
Pode ser uma referência à paixão (como o título sugere) que cresce entre os dois. 

5.  Quanto à metrificação, qual a classificação dos versos do poema?
Por conter cinco sílabas poéticas em cada verso, classifica-se como redondilha menor. 

6. Como vimos, a silaba tônica da última palavra indicará até onde devemos fazer a contagem das sílabas do verso. Destaque (circulando, pintando ou sublinhando) a sílaba tônica da última palavra de cada verso:
Um abraço apertado 
Os olhos fechados 
Calor vem e aquece 
Uma rosa floresce

Um abraço apertado 
Os olhos fechados 
Calor vem e aquece 
Uma rosa floresce


7. Agora, faça a escansão dos versos a seguir:
   
Um beijo roubado
Um céu estrelado 
Lua cheia nasceu 
Sol foi-se, morreu


Um / bei /jo / rou /bado
Um / céu /es /tre / lado 
Lua / chei / a / nas/ceu 
Sol / foi /-se, / mor / reu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Jornal Impresso Produzido pelos Alunos do 9º ano

  Visita ao Sistema O Dia de Comunicação