terça-feira, 17 de novembro de 2020

Atividade com tirinha da Leloca - Tonicidade das palavras

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos (tirinha, [...]), o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação.

(EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita. 

Sugestão de vídeo: 

 https://www.youtube.com/watch?v=1UHhTETgx68

Atividade de hoje

* Leia a tirinha abaixo: 






1. Inicialmente, que expectativas o leitor tem ao ler a primeira fala da mãe cobra?

2. Existe uma diferença muito grande entre o que dizemos e nossa verdadeira intenção comunicativa: 

a) O que a mãe cobra quis dizer com "Você e sua irmã estão de parabéns! Vocês são muito organizados"?

b) Como você chegou à conclusão da alternativa anterior?

3. Classifique as palavras retiradas da tirinha quanto à tonicidade delas. Veja o exemplo:

MODELO
a)   Karatê - OXÍTONA
b) Você -
c) Irmã - 
d) Parabéns - 

4. Seguindo orientações do vídeo sugerido, explique por que as palavras abaixo devem ser acentuadas conforme as regras que você aprendeu. Veja o exemplo:

MODELO
a) Jóquei - acentuam-se todas as paroxítonas terminadas em ditongo. 
b) Lâmpada - 
c) Fácil - 
d) Tríceps - 


Respostas



1.Inicialmente pensamos que a mãe está realmente parabenizando o filho pela organização da casa.




2.

A) Ela quis dar uma bronca pela desorganização da sala.



B) Chegamos a esta conclusão pela linguagem não verbal que mostra a sala bagunçada.




3.

B) Vo-cê Oxítona

C) Ir-mã Oxítona

D) Pa-ra-béns Oxítona




4.




B) LÂMPADA é proparoxítona e todas elas devem ser acentuadas.




C) FÁCIL é paroxítona terminada em L.




D) TRÍCEPS é paroxítona terminada em PS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Atividade - Vozes Verbais - pronto para imprimir

  ATIVIDADE DE REFORÇO 1.     Reescreva as frases abaixo, transformando-as da voz ativa para a voz passiva analítica. Lembre-se de manter ...