terça-feira, 23 de agosto de 2022

Lenda urbana - (Dificuldade: fácil) - pronta para imprimir

 

O Zelador da Ceasa

Dizem que desde que foi criada, a Ceasa de Timon é um ambiente muito assustador à noite. O escuro, associado ao cheio de carne pútrida que emana dos boxes, arrepiam até a espinha dos mais corajosos.

Conta-se que seu Adalberto era o zelador do local e que trabalhou cerca de 35 anos limpando a Ceasa com toda dedicação, porém o homem ficava enraivecido quando via alguém sujando o espaço que ele limpava com tanto zelo.

Certa vez, o zelador já idoso, varria o local quando viu um senhor jogando lixo na sarjeta. Furioso, o homem sentiu a raiva crescendo dentro de si até ter um ataque fulminante do coração e veio a falecer.

Depois disso, os vigias do local juram de pés juntos que, à meia-noite, ainda hoje ouvem o som da vassoura do seu Adalberto varrendo a Ceasa. Dizem também que quando tentam jogar bitucas de cigarro ou embalagem de papel no chão podem inclusive sentir os olhos de reprovação de seu Adalberto.

Patrícia Santos (professora do Lizete Farias)

 

1. Características dos personagens são elementos importantes em um texto narrativo. Quais as características:

 

a) do seu Adalberto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) dos vigias.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Em que ambiente se passa a lenda urbana?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.  As lendas sempre presentam um relato que se refere a um passado remoto, portanto, o tempo é indefinido. Transcreva um trecho que prove que o tempo na lenda lida é indefinido.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Por que seu Adalberto teve um ataque fulminante do coração? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Segundo o contexto, o que é um “ataque fulminante”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Em sua opinião, por que os vigias da lenda que lemos podiam "sentir os olhos de reprovação de seu Adalberto" mesmo ele estando morto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Baseado em seus conhecimentos acerca da lenda urbana, escolha um local conhecido de nossa cidade (escola, praça, hospital etc) e produza uma lenda que esse ambiente nesse espaço.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Respostas


1. 

A) Zelador já idoso e zeloso pelo seu trabalho.

B) assustados. 


2. Na Central de Abastecimento (Ceasa) de uma cidade. 


3. "Certa vez" 


4. O zelador teve um ataque fulminante do coração ao ver pessoas sujando o ambiente que ele limpava com tanto zelo. 


5. Aquele que acontece de forma inesperada mesmo sem apresentar nenhum sintoma anterior. 


6. Como a lenda tem esse ambiente mórbido pode-se concluir que o espírito do seu Adalberto permanecia no ambiente. 


7. Resposta pessoal




sábado, 20 de agosto de 2022

Atividade sobre o paradidático BIA NA ÁFRICA e Haicai (Dificuldade: alta)

Link para o livro: Bia na África 

·         As questões de 1 a 10 referem-se ao paradidático BIA NA ÁFRICA

 

1.   No livro Bia na África, entramos em contato com algumas palavras do vocabulário africano que não correspondem a nossa escrita no português brasileiro. Assinale a alternativa que contenha um equivalente, no nosso português, às palavras: mata-bicho e estiga, respectivamente:

a)       Poderoso inseticida e gozação.

b)      Café da manhã e gozação.

c)      Café da manhã e espiga de milho.

d)      Inseticida comum na África e o verbo esticar.

 

2.   O livro Bia na África nos traz importantes comentários acerca da história da África. Sobre os tumbeiros, marque a alternativa que contenha a explicação para o nome “Navios tumbeiros” referentes ao nome dos navios que traziam os escravos para o Brasil.

a)      Os negros vinham enterrados nos porões dos navios.

b)      Os comerciantes de escravos faziam tumbas nos navios.

c)      Os comerciantes de escravos eram enterrados nos navios.

d)      Os negros morriam nos navios devido à má alimentação e falta de circulação de ar nos porões onde eles eram transportados.

 

3.   Durante uma aula, Bia fica sabendo o porquê de se utilizar a palavra “quilombo” para se referir aos locais onde os negros se refugiavam ao fugir. Marque a alternativa correta referente a esse fato, segundo a aula que Bia assistiu:

a)      Tal nome referia-se a uma cidade africana.

b)      Era o nome de uma aldeia africana, na qual viviam os imbangalas.

c)      Referia-se a uma aldeia na qual os africanos eram muito resistentes à escravização.

d)      As alternativas b) e c) estão corretas.

 

4.   Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Lei Àurea:

a)      “A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil.”

b)      “Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos.”

c)      “Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888 finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.”

d)      “Como regente do Brasil na época, a Dom Pedro I foi o responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.”

5.   “No domingo, lá fomos nós para o passeio em Luanda. Passamos por alguns prédios grandes e bonitos, como o Palácio do Governador e a Universidade. Conhecemos também lugares com nomes engraçados, como o Largo das Heroínas.” Essas heroínas, conforme o livro, são:

a)      Mulheres que lutaram pela independência de Angola.

b)      Mulheres com poderes sobrenaturais e que ajudavam na aldeia.

c)      Mulheres curandeiras que ajudavam pessoas com todo tipo de enfermidades.

d)      N. D. A

 

6.   No capítulo Alguma Coisa em Comum, Bia nos mostra algumas palavras que são de origem africana e que estão presentes no nosso idioma brasileiro. Assinale a alternativa que NÃO contenha uma dessas palavras:

a)      Zanga e bicicleta.

b)      Tanga e cafuné.

c)      Caçula e cafuné.

d)      Zanga e caçula.

 

7.   Por meio do livro ficamos sabendo de algumas expressões tipicamente culturais africanas. Por exemplo, a palavra xinguilamento refere-se:

a)      a um ritual religioso e significa receber espírito.

b)      A um prato típico da culinária africana carregado de pimenta.

c)      a um ritual de iniciação no qual a menina torna-se mulher.

d)      a uma dança importada do Brasil.

 

8.   Assinale a alternativa que contenha um trecho que NÃO se refere ao termo sanzala:

a)      “minha mãe comentou que o xinguilamento lembra os rituais de umbanda que nós vimos no Brasil”

b)     “havia casinhas de barro seco coberto de capim ou folhas de palmeiras”

c)      “Acho que esse nome tem a ver com nome das senzalas, em que viviam os escravos brasileiros”

d)     “As aldeias onde eles vivem recebem o nome de sanzalas”

 

9.   Sobre o desfecho da história NÃO se pode afirmar que Bia:

a)      Sentiu muito orgulho de ser negra e descendente de africanos.

b)      Trouxe apenas experiências negativas da viagem que realizou com a mãe para a África.

c)      Mudou totalmente sua visão da África e percebeu que a África possui grandes similaridades com o Brasil.

d)      N.D.A

 

10.       Como vimos no livro Bia na África, Bia tinha uma visão equivocada da África. Percebemos que não somente Bia, mas várias pessoas compartilham dessa visão.  Assinale a alternativa que contenha uma justificativa para essa afirmativa: 

a)      A visão que temos da África vem de livros escritos pelos próprios africanos.

b)      A representação que temos da África vem da mídia que só nos repassa estereótipos equivocados do continente.

c)      A mídia nos mostra uma representação fiel do continente africano.

d)      N.D.A

 

11.       Observe o HAICAI e marque a alternativa correta:

Pedra gigante

No topo do morro

Muito elegante.

Produção coletiva de alunos do 6º ano

 

a)      A sequência de versos é A-B-B.

b)      Esse é um haicai moderno, pois contém apenas três versos.

c)      Os Haicais têm origem chinesa.

d)       N.D.A.

12.       Sobre o haicai a seguir, marque a alternativa correta:

 

O amor faz sofrer

Arde no coração

E aumenta o querer.

Produção coletiva de alunos do 6º ano

 

 

a)      O verso 1 impede o verso 2 de ocorrer.

b)      O verso 2 não é consequência do verso 1.

c)      O verso 3 é consequência dos versos 1 e 2.

d)      N.D.A.

 

 

PROPOSTA DE PRODUÇÃO – HAICAI – (2,0)

Produza um HAICAI tradicional com um dos temas a seguir:

 

Animais

Dor

Medo

Alegria

Natureza

 

Critérios Avaliativos

Valor do critério

Pontuação obtida

Obediência à proposta (haicai tradicional)

 

Obediência ao tipo textual

 

Coerência, concisão e coesão

 

Ortografia e caligrafia

 

Organização textual

 

 

TOTAL

 

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 









terça-feira, 16 de agosto de 2022

Atividade de gramática - com respostas - (nível médio)

 


1. Assinale a alternativa cuja frase seja nominal:

a)       O mal com o bem se paga.

b)      Devagar, travessia de pedestres.

c)       Paulo deu gargalhadas.

d)      Olhe como o céu está azul!


2. Assinale a alternativa em que não há oração:


a) Havia muita gente naquela festa.

b) Atenção, curva sinuosa!

c) Socorro, traga uma folha para mim!

d) Aquele aluno não se saiu bem na avaliação.

 

3. Escreva nos parênteses PS para período simples e PC para período composto. Observe os verbos e as locuções verbais:

  1. O carro velho do vovô subia lentamente a ladeira íngreme. (                      )
  2. Não consegui montar o quebra-cabeça, pois faltavam peças. (                   )
  3. O guia da excursão explicava com detalhes as atrações turísticas, para que todos aproveitassem bem a viagem. (                             )
  4. Os novos celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens. (                      )

a)      PS – PS – PS – PS.

b)      PS – PC – PC – PS.

c)      PS – PS – PC – PS.

d)      PC – PC – PC – PC.

4. Observe o trecho:

“Pablo chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave. E justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema”.

O parágrafo acima possui:

a)     2 orações.

b)     3 períodos.

c)      1 oração.

d)     2 períodos.


· Leia o poema a seguir para responder o que se pede nas questões de 5 a 11:

INTERJEIÇÃO


Ah! Lá vem ela bela
Oh! Ri meu coração de satisfação
Olá! Dizem meus lábios a ela
Olé! Diz a presença a solidão.

Avante! Avante! Coragem! Coragem!
Cala meu medo, fala meu coração
Viva! Que maravilha de paisagem
Psiu! É ela chamando minha atenção.

Chi! Tomou-me paixão
Pudera! Estava diante de meu desejo
Silêncio! Era demais a emoção
Bis! Acabara de receber um beijo.

Te amo, disse sua boca
Não resisti a vontade louca
Gritei alto: ooooooooooooooba!

5.  O poema acima é construído com algumas interjeições. No trecho “Ah! Lá vem ela bela”, a interjeição expressa:

a)  Alegria.

b) Medo.

c) Raiva.

d) Dor. 

6. Sobre a primeira estrofe assinale a alternativa falsa:

a) O termo “Ah!” não é classificado como interjeição.

b) A palavra “Ri” não é uma interjeição e sim um verbo.

c) “Olé!” significa no contexto que a presença da amada venceu a solidão.

d) A interjeição “Oh!” designa espanto ou admiração, pode ser substituída pelas interjeições: Ah! Céus! Nossa! Puxa!

7. O verso “Avante! Avante! Coragem! Coragem!”, pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, pela oração:

a) Não desista.

b) Nem tente, pois não irá conseguir.

c) Desista, pois não adianta.

d) Enfrente seus medos, mas não irá conseguir.


8. O termo em destaque “Pudera! Estava diante de meu desejo”, não pode ser substituído por:

a) portanto.

b)  não podia ser diferente.

c) não era para menos.

d) N.D.A.

9. No contexto, o sujeito da oração “Tomou-me paixão” é:

a) Tomou.

b) Me.

c) Paixão.

d) Chi!

 

10. O sujeito do verbo em destaque “Te amo, disse sua boca” está expresso na alternativa:

a) Te.

b) Amo.

c) Sua boca.

d) Boca.

 

11. Sobre a oração “Acabara de receber um beijo.” Assinale a alternativa correta:

a) Não possui sujeito.

b) Não podemos identificar seu sujeito, porém ele existe.

c) A frase é formada somente de predicado.

d) N.D.A.

* AGORA RESPONDA:

12. “A mulher e as filhas aceitaram a proposta”. O sujeito é classificado corretamente como:

a) Sujeito composto

b) Sujeito indeterminado

c) Sujeito simples

d) Sujeito oculto

 

13. “A mulher e as filhas aceitaram a proposta” o núcleo do sujeito está expresso na alternativa:

a) A mulher e as filhas.

b) A mulher, apenas.

c) As filhas, apenas.

d) Mulher, filhas.


  • Nas questões a seguir assinale a alternativa que contenha o valor semântico da conjunção em destaque:

14. A sua pesquisa é clara e objetiva.

a) Alternativas.

b) Conclusão.

c) Explicação.

d)Adição.

 

15. Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

a) Adição.

b) Explicação.

c) Alternativa.

d) Adversidade.

 

16. Não demore, que o filme já vai começar.

a) Adversidade.

b) Adição.

c) Alternativa.

d) Explicação.






 



Atividade - Vozes Verbais - pronto para imprimir

  ATIVIDADE DE REFORÇO 1.     Reescreva as frases abaixo, transformando-as da voz ativa para a voz passiva analítica. Lembre-se de manter ...