1. Assinale a alternativa cuja frase seja nominal:
a) O
mal com o bem se paga.
b) Devagar, travessia de pedestres.
c) Paulo
deu gargalhadas.
d) Olhe
como o céu está azul!
2. Assinale a alternativa em que não há oração:
a) Havia muita gente naquela festa.
b) Atenção, curva sinuosa!
c) Socorro, traga uma folha para mim!
d) Aquele aluno não se saiu bem na avaliação.
3. Escreva nos parênteses PS para período simples e PC para
período composto. Observe os verbos e as locuções verbais:
- O carro velho do vovô
subia lentamente a ladeira íngreme. ( )
- Não consegui montar o
quebra-cabeça, pois faltavam peças. ( )
- O guia da excursão
explicava com detalhes as atrações turísticas, para que todos
aproveitassem bem a viagem. ( )
- Os novos celulares
oferecem aos consumidores muitas vantagens. ( )
a) PS
– PS – PS – PS.
b)
PS – PC – PC – PS.
c) PS
– PS – PC – PS.
d) PC
– PC – PC – PC.
4. Observe o trecho:
“Pablo chateado chegou perto da
mãe, dizendo que estava com um problema muito grave. E justo no dia em que
Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou
acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema”.
O parágrafo acima possui:
a)
2 orações.
b)
3 períodos.
c)
1 oração.
d)
2 períodos.
· Leia o poema a seguir para responder o que se pede nas questões de 5 a 11:
INTERJEIÇÃO
Ah! Lá vem ela bela
Oh! Ri meu coração de satisfação
Olá! Dizem meus lábios a ela
Olé! Diz a presença a solidão.
Avante! Avante! Coragem! Coragem!
Cala meu medo, fala meu coração
Viva! Que maravilha de paisagem
Psiu! É ela chamando minha atenção.
Chi! Tomou-me paixão
Pudera! Estava diante de meu desejo
Silêncio! Era demais a emoção
Bis! Acabara de receber um beijo.
Te amo, disse sua boca
Não resisti a vontade louca
Gritei alto: ooooooooooooooba!
5. O poema acima é
construído com algumas interjeições. No trecho “Ah! Lá vem ela bela”, a
interjeição expressa:
a) Alegria.
b) Medo.
c) Raiva.
d) Dor.
6. Sobre a primeira estrofe assinale a alternativa falsa:
a) O termo “Ah!” não é classificado
como interjeição.
b) A palavra “Ri” não é uma interjeição e sim um verbo.
c) “Olé!” significa no contexto que a presença da amada
venceu a solidão.
d) A interjeição “Oh!” designa espanto ou admiração, pode
ser substituída pelas interjeições: Ah! Céus! Nossa! Puxa!
7. O verso “Avante! Avante! Coragem! Coragem!”, pode ser
substituído, sem prejuízo de sentido, pela oração:
a) Não desista.
b) Nem tente, pois não irá conseguir.
c) Desista, pois não adianta.
d) Enfrente seus medos, mas não irá conseguir.
8. O termo em destaque “Pudera! Estava diante de meu
desejo”, não pode ser substituído por:
a) portanto.
b) não podia ser
diferente.
c) não era para menos.
d) N.D.A.
9. No contexto, o sujeito da oração “Tomou-me paixão” é:
a) Tomou.
b) Me.
c) Paixão.
d) Chi!
10. O sujeito do verbo em destaque “Te amo, disse
sua boca” está expresso na alternativa:
a) Te.
b) Amo.
c) Sua boca.
d) Boca.
11. Sobre a oração “Acabara de receber um beijo.”
Assinale a alternativa correta:
a) Não possui sujeito.
b) Não podemos identificar seu sujeito, porém ele existe.
c) A frase é formada somente de
predicado.
d) N.D.A.
* AGORA RESPONDA:
12. “A mulher e as
filhas aceitaram a proposta”. O sujeito é classificado corretamente como:
a) Sujeito composto
b)
Sujeito indeterminado
c)
Sujeito simples
d)
Sujeito oculto
13.
“A mulher e as filhas aceitaram a proposta” o núcleo do sujeito está expresso
na alternativa:
a) A
mulher e as filhas.
b) A
mulher, apenas.
c)
As filhas, apenas.
d) Mulher, filhas.
- Nas questões a seguir assinale
a alternativa que contenha o valor semântico da conjunção em destaque:
14. A sua pesquisa é clara e objetiva.
a) Alternativas.
b) Conclusão.
c) Explicação.
d)Adição.
15. Tentei chegar mais cedo, porém não
consegui.
a) Adição.
b) Explicação.
c) Alternativa.
d) Adversidade.
16. Não demore, que o filme já vai começar.
a) Adversidade.
b) Adição.
c) Alternativa.
d) Explicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.