- Leia o texto
abaixo para responder o que se pede:
A DESCOBERTA DA ESCRITA
Ignácio de Loyola Brandão
Tentava escrever e eles surgiam, levando todo o material. Confiscavam e
sumiam. Sem satisfações, mas também sem recriminações. Não diziam nada, olhavam
e recolham o que estava sobre a mesa.
Tentou mudar de casa, não adiantou. Eles chegaram, apenas a caneta
tocava o papel. Como se aquele toque tivesse a capacidade de emitir um sinal,
perceptível somente por eles, como o infra som para um cachorro. Levaram todos
os papéis. E, quando ele tentou comprar, as papelarias não venderam sema a
requisição oficial. Nenhum tipo de papel, nada. Caderno, cada criança tinha
direito a cotas estabelecidas. Desvio de cadernos era punido com degredo
perpétuo. Rondou as padarias e descobriu que o pão era embrulhado em plásticos
finos, transparentes. E, quando quis comprar um jornal, viu que as margens não
eram brancas, vazias. Agora, havia nelas um chapado preto, para impedir que se
escrevesse ali. Uma noite, altas horas, escreveu nas paredes. E pela manhã
descobriu que eles tinham vindo e caiado sobre os escritos. Escreveu novamente.
Caiaram, outra vez. Na terceira, derrubaram as paredes. Ele procurava desmontar
caixas, aproveitar as áreas internas. Eles tinham pensado nisso, antes. As
partes internas eram cheias de desenhos, ou com tintas escuras sobre as quais era
impossível gravar alguma coisa. Experimentou panos brancos, algodão cru, cores
leves como o amarelo, o azul claro. Eles também tinham pensado. As tintas
manchavam o pano, borravam, as letras se confundiam.
Eles não proibiam, prendiam ou censuravam. Pacientemente, vigiavam.
Controlavam. Dia a dia, minuto, segundos. Impediam que ele escrevesse. Sem
dizer nada, simplesmente tomando: objetos, lápis, canetas, cotos de carvão,
pincéis, estiletes de madeira, o que ele inventasse.
Dois, cinco, doze anos se passaram. Ele experimentou fabricar papel,
clandestinamente, em porões e barracos escondidos no campo. Eles descobriram,
arrebentavam as máquinas, destruíam as matérias-primas.
Ele tentou tudo: vidros, madeira, borracha, metais. Percebia, com o
passar do tempo, que eles não eram os mesmos. Iam mudando, se revezando.
Constantes, sempre incansáveis, silenciosos.
Deixou o tempo correr. Fez que tinha desistido. Só pensava, escrevia
dentro da própria cabeça tudo o que tinha. Esperou dois anos, cinco, doze.
Quando achou que tinha sido esquecido, colocou o material num carro.
Tomou estradas para o norte, regiões menos povoadas. Cruzou pantanais,
sertões, desertos, montanhas. Calor, frio, umidade. Encontrou uma planície
imensa, a perder de vista. Onde só havia pedras. Ficou ali. Com martelo e
cinzel, começou a escrever. Gravando bem fundo nas pedras imensas os sinais.
Ali podia trabalhar, sem parar.
E o cinzel formava, lentamente, ás, bês, cês, dês, pês. Traços.
Palavras, desenhos.
Ignácio de Loyola
Brandão. O homem do furo na mão & outras histórias. São Paulo: Ática, 1987.
1.
Sobre
o sujeito das orações "Confiscavam e sumiam", assinale a alternativa
correta:
a)
O
sujeito é indeterminado.
b)
"Todo
o material" é seu sujeito do período.
c)
O
sujeito da oração é classificado como simples.
d)
Classifica-se o sujeito como oculto estando ele presente na oração
anterior.
· Leia o trecho a
seguir para responder as questões 2 e 3:
“Tentou mudar de
casa, não adiantou.”
2.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a relação de sentido
estabelecida entre as duas orações acima:
a)
Adição
b)
Oposição
c)
Explicação
d)
Exclusão
3.
No fragmento lido, qual conjunção NÃO poderia ser empregada após a vírgula
porque alteraria o sentido original?
a)
Mas
b)
Porém
c)
E
d)
Porque
4.
No trecho "Agora havia nelas um chapado preto, para
impedir que se escrevesse ali". As palavras em destaque têm
respectivamente o sentido de:
a)
Causa
e finalidade.
b)
Tempo e finalidade.
c)
Causa
e comparação.
d)
Tempo
e proporcionalidade.
5.
No trecho “Eles não proibiam, aprendiam
ou censuravam. Pacientemente, vigiavam”. O advérbio destacado
confere ao trecho o sentido de:
a)
Lugar.
b)
Tempo.
c)
Modo.
d)
Negação.
6.
No trecho "Ele tentou tudo: vidro, madeira, borracha". Sobre o uso
dos dois pontos (:) neste trecho, assinale a alternativa correta:
a)
Inicia
a fala dos personagens.
b)
Antecede
um aposto.
c)
Inicia uma enumeração ou sequência de palavras.
d)
Poderia
ser substituído pelo ponto e vírgula (;) sem prejuízo de sentido.
7.
No trecho "Encontrou uma planície imensa, a perder de vista. Onde só havia
pedras. Ficou ali". A palavra em destaque retoma o seguinte
termo anteriormente empregado:
a)
“Pantanais”.
b)
“Deserto”.
c)
“Sertões”.
d)
“Planície”.
8.
No trecho "Gravando bem fundo nas pedras imensas os
sinais". A palavra em destaque pode ser classificada morfologicamente
como:
a)
Substantivo.
b)
Adjetivo.
c)
Verbo.
d)
Advérbio.
9. Leia o texto
abaixo.
Nesse texto, a
expressão “vai mais longe” foi utilizada para
a)
indicar duplo sentido.
b)
mostrar
exagero.
c)
fazer
uma crítica.
d)
apresentar
uma definição.
10. Leia o texto
abaixo e responda:
Nesse
texto, a palavra “Previna-se” indica
a)
um
elogio.
b)
um
protesto.
c)
uma
ordem.
d)
uma orientação.
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IMPRIMA ESSA ATIVIDADE
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