ORIENTAÇÕES:
Atenção! Leia atentamente as questões!
· · Leia o texto para responder o que se pede:
A árvore que pensava
Oswaldo França Júnior
Houve uma árvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. Fez-lhe bem a deferência. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.
Aí vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens. Mas quando ela novamente se agigantou os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos.
A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e colocaram outra em seu lugar.
FRANÇA JR., Oswaldo. As laranjas iguais. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 17.
1. Em um texto, devemos também buscar a interpretação em elementos extratextuais. Ou seja, para compreender um texto, você deve fazer uma relação com elementos fora dele. Explique o significado do texto acima. (Escreva no mínimo 4 linhas.)
O texto nos leva a pensar nas pessoas que tentam se adequar às exigências e interesses dos outros e acabam perdendo sua personalidade, seu brilho e seu potencial.
2. A quem se refere cada um dos elementos destacados nos trechos abaixo? Volte ao texto para recuperar essa informação.
a) “Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade”.
A árvore.
b) “Fez-lhebem a deferência”.
A árvore.
c) “Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se”.
A árvore.
d) “A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los”.
Aos homens
3. Faça a flexão de número das seguintes orações:
a) A vacina será produzida por laboratório anglo-americano.
As vacinas serão produzidas por laboratórios anglo-americanos.
b) Camila sempre ficava ridícula com sua calça verde-alface.
Camila(s) sempre ficava (m) ridícula (s) com calças verde-alface.
· Como vimos, a carta do leitor é um tipo de carta (gênero epistolar) veiculada geralmente em jornais e revistas, na qual os leitores podem apresentar suas opiniões. Leia a carta do leitor reproduzida abaixo para responder a 4º questão:
4. A carta do leitor é um espaço reservado que pode ter teor opinativo, sugestivo, crítico, também pode conter elogios ou reclamações. Qual o teor da carta apresentada acima? Comente e aponte elementos na carta que justifiquem sua resposta. (Escreva no mínimo 4 linhas.)
A carta acima tem teor de reclamação, expresso pelos termos "surpresa e descontentamento". A autora enviou a carta à redação da revista com o objetivo de reclamar por não haver encontrado nas edições anteriores artigos de determinado filósofo.
- Imagine que você é leitor do jornal abaixo:
- Escreva uma carta de leitor fictícia ao jornal sobre a notícia acima. Lembre: sua carta deverá ter teor opinativo, sugestivo, crítico, ou pode conter elogios ou reclamações. Escolha um para redigir sua carta. Escreva no mínimo 9 linhas.
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno obedeça a estrutura e elementos da carta de leitor.