- Dê o sentido das expressões destacadas: (1,0)
a) Esse sujeito é incrível!
É capaz de dar nó em pingo d’água.
Significa fazer o máximo para conseguir alguma coisa ou sair de uma situação embaraçosa com maestria
b) Ele estava no nosso
grupo, mas fez corpo mole, ajudando muito pouco no trabalho.
Significa realizar alguma tarefa sem vontade ou com má vontade. Não querer realizar alguma tarefa. Embromar
- Leia com atenção as frases: (1,0)
(I)
Os professores conversaram sobre uns alunos da
sala.
(II)
Os professores conversaram sobre os alunos da
sala.
a) Há
diferença de sentido entre as duas frases? Justifique.
Sim, pois no exemplo I tem-se a noção de que os professores conversaram apenas sobre alguns dos alunos da sala; já no II compreende-se que os professores conversaram sobre todos os alunos da sala.
b) Que
palavras você levou em conta para responder a questão anterior.
Uns e os.
- Dê o significado dos pare de substantivos levando
em consideração o emprego do artigo abaixo: (1,0)
a) A
grama/o grama
b) A
rádio/o rádio
c) A
nascente/o nascente
A nascente significa o local em que um rio "nasce". O nascente se refere ao local onde o sol "nasce".
d) O
capital/a capital.
- Substitua os termos destacados por uma única palavra: (1,0)
O homenzinho (hominho, homúnculo) vestiu um chapelão (chapeirão).
Eles construíram uma muralha na China.
c) O grande esperto não passou pela pequena
prova.
O espertalhão não passou pela provinha.
- Passe para o plural as orações abaixo. Atenção
especial com os diminutivos: (1,0)
a) O
abrigo está cheio de animalzinho abandonado.
Os abrigos estão cheios de animaizinhos abandonados.
b) O
cãozinho da dona Amélia andou meio adoentado.
c) O
nenenzinho era muito bem aceito pelo irmãozinho.
Os
d) Quando
eu voltar a feira, trago um pastelzinho.
- Passe as frases abaixo para o plural: (1,0)
a) O
ônibus está muito atrasado.
Os ônibus estão muito atrasados.
b) O
soldado pegou o fuzil.
c) A
nação deve ser livre.
As nações devem ser livres.
d) A
mulher varreu o degrau da escola.
As mulheres varreram os degraus da escola.
e) O clube
ganhou um belo troféu.
Os clubes ganharam uns belos troféus.
7. Das
orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas,
no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo: (1,0)
(I) Eu acompanhei a garota até sua casa.
(II) Encontrei uma garota por onde eu passava.
Na oração I, o termo "a garota" indica que a garota era conhecida do falante. Já na oração II, "uma garota" indica que a garota não era conhecida do falante.
8. Classifique
as orações de acordo com o código representado: (1,0)
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( ). B
b – O bem sempre vencerá o mal ( ). A
c – Preciso de uma explicação para o fato ( ). B
d – Chegaram as encomendas ( ). A
e – Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ).
- Observe as frases a seguir: (1,0)
i.
O viver
é belo.
ii.
Viver é
belo
Os
termos em destaque não possuem a mesma classificação morfológica devido ao
emprego do artigo. Dê sua classificação morfológica e em seguida explique-se.
Em i o termo é substantivo e em ii o termo é verbo. Isso ocorre porque o artigo "transforma" a classe gramatical da palavra a quem se refere. A esse processo damos o nome de substantivação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.