quarta-feira, 17 de março de 2021

ATIVIDADE - SUBSTANTIVO

 

  1. Dê o sentido das expressões destacadas: (1,0)

a)    Esse sujeito é incrível! É capaz de dar nó em pingo d’água.

Significa fazer o máximo para conseguir alguma coisa ou sair de uma situação embaraçosa com maestria

b)    Ele estava no nosso grupo, mas fez corpo mole, ajudando muito pouco no trabalho.

 Significa realizar alguma tarefa sem vontade ou com má vontade. Não querer realizar alguma tarefa. Embromar

 

  1. Leia com atenção as frases: (1,0)

(I)                Os professores conversaram sobre uns alunos da sala.

(II)              Os professores conversaram sobre os alunos da sala.

 

a)      Há diferença de sentido entre as duas frases? Justifique.

Sim, pois no exemplo I  tem-se a noção de que os professores conversaram apenas sobre alguns dos alunos da sala; já no II compreende-se que os professores conversaram sobre todos os alunos da sala. 

b)      Que palavras você levou em conta para responder a questão anterior.

Uns e os. 

  1. Dê o significado dos pare de substantivos levando em consideração o emprego do artigo abaixo: (1,0)

a)      A grama/o grama

O grama, no masculino, se refere a uma unidade do sistema de medidas de massa. A grama, no feminino, se refere a diferentes tipos de ervas da família das gramíneas, como capim e mato.

b)      A rádio/o rádio

O rádio é o aparelho (de som) ou osso do braço;  a rádio é a estação transmissora.

c)      A nascente/o nascente

 A nascente significa o local em que um rio "nasce". O nascente se refere ao local onde o sol "nasce".

d)      O capital/a capital.

O capital significa dinheiro. A capital: sede política e geralmente econômica de um país.


  1. Substitua os termos destacados por uma única palavra: (1,0)

 a) O pequeno homem vestiu um grande chapéu.

O homenzinho (hominho, homúnculo) vestiu um chapelão (chapeirão).

 b) Eles construíram um grande muro na China. 

Eles construíram uma muralha na China. 

c) O grande esperto não passou pela pequena prova. 

O espertalhão não passou pela provinha. 

 

  1. Passe para o plural as orações abaixo. Atenção especial com os diminutivos: (1,0)

a)      O abrigo está cheio de animalzinho abandonado.

Os abrigos estão cheios de animaizinhos abandonados. 

 

b)      O cãozinho da dona Amélia andou meio adoentado.

Os cãezinhos da dona Amélia andaram doentes.   


c)      O nenenzinho era muito bem aceito pelo irmãozinho.

Os nenenzinhos eram muito bem aceitos pelos irmãozinhos. 

 

d)      Quando eu voltar a feira, trago um pastelzinho.

 Quando eu voltar da feira, traremos uns pasteizinhos. 

  

  1. Passe as frases abaixo para o plural: (1,0)

a)      O ônibus está muito atrasado.

Os ônibus estão muito atrasados. 

 

b)      O soldado pegou o fuzil.

 Os soldados pegaram os fuzis. 

 

c)      A nação deve ser livre.

As nações devem ser livres. 

 

d)      A mulher varreu o degrau da escola.

As mulheres varreram os degraus da escola. 

 

e)      O clube ganhou um belo troféu.

Os clubes ganharam uns belos troféus. 

 

7.     Das orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo: (1,0)

(I) Eu acompanhei a garota até sua casa.
(II) Encontrei uma garota por onde eu passava.

Na oração I, o termo "a garota" indica que a garota era conhecida do falante. Já na oração II, "uma garota" indica que a garota não era conhecida do falante. 

8.     Classifique as orações de acordo com o código representado: (1,0)

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (   ). B
b – O bem sempre vencerá o mal (   ). A
c – Preciso de uma explicação para o fato (   ). 
B
d – Chegaram as encomendas (   ).  
A
e – Nesta loja vendem-se uns artigos importados (  ). 
B

  1. Observe as frases a seguir: (1,0)

i.                    O viver é belo.

ii.                  Viver é belo

 

Os termos em destaque não possuem a mesma classificação morfológica devido ao emprego do artigo. Dê sua classificação morfológica e em seguida explique-se.

Em i o termo é substantivo e em ii o termo é verbo. Isso ocorre porque o artigo "transforma" a classe gramatical da palavra a quem se refere. A esse processo damos o nome de substantivação. 



Até a próxima!


Mais posts: 

Trilha de aprendizagem – Paráfrase (6º ano): 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Jornal Impresso Produzido pelos Alunos do 9º ano

  Visita ao Sistema O Dia de Comunicação