Atividade
avaliativa
·
Leia a lenda a seguir para responder o que
se pede:
Lenda
da Carruagem de Ana Jânsen
No século 19 viveu
em São Luís a Senhora Dona Ana Joaquina Jânsen
Pereira, comerciante que, tendo acumulado grande fortuna, exerceu
forte influência na vida social, administrativa e política da cidade.
Era
voz corrente, então, que Donana Jânsen - como era comumente chamada - cometia
as mais bárbaras atrocidades contra seus numerosas escravos, os quais, submetia
a toda sorte de suplícios e torturas em sessões que, não raro, terminavam com a
morte.
Alguns
anos após o falecimento de Donana, passou a ser contada na cidade a fantástica
história, segundo a qual, nas noites escuras das sextas-feiras, boêmios e
notívagos costumam se deparar com uma assombrosa e apavorante carruagem, em
desenfreada correria pelas ruas de São Luís, puxada por muitas parelhas de
cavalos brancos sem cabeças, guiados por uma caveira de escravo, também
decapitada, conduzindo o fantasma da falecida senhora, penando, sem perdão,
pelos pecados e atrocidades, em vida, cometidos.
Quem
tiver a infelicidade e a desventura de encontrar a diligência de Donana Jânsen
e deixar de fazer uma oração pela salvação da alma da maligna senhora, ao
deitar-se para dormir, receberá das mãos de seu fantasma uma vela de cera. Esta,
porém, quando o dia amanhecer, estará transformada em descarnado osso humano.
Fonte:
https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lendas-do-maranhao
1. Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela
tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as
lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente
produto da imaginação aventuresca humana. Sobre a lenda
da Carruagem de Ana Jânsen, assinale a alternativa que contenha um fato real:
a)
“...noites escuras das sextas-feiras, boêmios e
notívagos costumam se deparar com uma assombrosa e apavorante carruagem”.
b)
“No século 19 viveu em São Luís a Senhora Dona Ana
Joaquina Jânsen Pereira”.
c)
“...puxada por muitas parelhas de cavalos brancos
sem cabeças, guiados por uma caveira de escravo”.
d)
“...o fantasma da falecida senhora, penando, sem
perdão, pelos pecados e atrocidades, em vida, cometidos”.
2. Pelos
fatos narrados, podemos afirmar que Ana
Jânsen:
a) Foi
uma personagem injustiçada, pois foi punida de forma arbitrária.
b) Ainda
hoje passeia alegremente pelas ruas de São Luís.
c) Foi
recompensada com a vida eterna por ser amorosa com seus escravos.
d) Era uma mulher muito má em vida e foi condenada a passar a
eternidade pagando pelo mal que fez.
· Como
estudado, os textos narrativos são compostos de
situação inicial, complicação, clímax e desfecho, baseado nisso responda as
questões 3, 4 e 5:
3. Na
situação inicial ou apresentação, geralmente, são apresentadas as personagens e
o lugar onde os fatos acontecem. Assinale a alternativa que contenha o lugar
e personagem da lenda, respectivamente:
a) São Luís - Dona Ana Jânsen.
b) Comércio
da Ana Jânsen - Ana Jânsen.
c) Dona
Ana Jânsen - São Luís.
d) Ana
Jânsen - Comércio da Ana Jânsen.
4. Na
lenda, a morte de Dona Ana Jânsen representa na narrativa:
a) a
situação inicial.
b) a complicação.
c) o
clímax.
d) o
desfecho.
5.
O trecho “nas noites escuras
das sextas-feiras, boêmios e notívagos costumam se deparar com uma assombrosa e
apavorante carruagem, em desenfreada correria pelas ruas de São Luís, puxada
por muitas parelhas de cavalos brancos sem cabeças, guiados por uma caveira de
escravo, também decapitada, conduzindo o fantasma da falecida senhora, penando,
sem perdão, pelos pecados e atrocidades, em vida, cometidos”, pode ser classificado como:
a) situação
inicial.
b) complicação.
c) clímax.
d) desfecho.
6.
“Quem tiver a infelicidade
e a desventura de encontrar a diligência de Donana Jânsen...” Abaixo estão vários significados para a palavra
diligência. Assinale a alternativa que contenha o significado da palavra em
destaque, analisando-lhe o contexto:
a)
Cuidado ativo, presteza em fazer alguma
coisa; empenho, zelo.
b)
Investigação oficial fora da delegacia
policial; pesquisa.
c)
Execução de certos serviços judiciais
fora de auditórios ou cartórios.
d)
Carruagem fechada de quatro rodas utilizada para o transporte de
passageiros e mercadorias, extremamente resistente.
· Leia a tirinha de Calvin e responda o que se pede nas questões abaixo:
7.
Na primeira cena, Cavin está:
a)
com dor de barriga.
b)
sentindo um cheiro muito ruim.
c)
com medo de “apanhar” da professora que
segura uma vareta na mão.
d)
Orando/rezando intensamente para não passar vergonha na frente da
turma.
8.
A quem Calvin se dirige nas cenas 1, 2, 4,
respectivamente:
a)
Professora, colega, colega.
b)
Deus, professora, leitor.
c)
Deus, Deus, leitor.
d)
Professora, professora, colega.
9.
No trecho “Faça com que ela chame
qualquer um menos eu”, temos uma palavra que frequentemente precede a forma verbal
no presente do subjuntivo. Assinale a alternativa com essa palavra:
a) “que”.
b)
“faça”.
c)
“qualquer”.
d)
“eu”.
10.
Ainda sobre o trecho “Faça com que ela chame
qualquer um menos eu”. A forma verbal em destaque expressa:
a) Desejo.
b)
Ordem.
c)
Conselho.
d)
Orientação.
Bom estudo!
Amei a lenda e também a atividade. Seria muito bom se disponibilizassem também outras atividades e lendas tais como a serpente encantada
ResponderExcluirpara as series iniciais do ensino fundamental. Sou professora e tenho muita dificuldade em encontrar material disponível onde fala das nossas lendas.
Olá, Aldineia!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário!
Tem uma já postada !
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https://maisportaldocente.blogspot.com/2022/05/lenda-da-serpente-encantada-com.html