[APÓS
DISCUTIREM AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE, O PROFESSOR PODE PROPOR AOS ALUNOS
QUE ELABOREM FRASES CONTRA O TRABALHO INFANTIL NO PADLET OU EM CARTAZES
(PODENDO, NESTE CASO, FAZER UMA EXPOSIÇÃO NO PÁTIO OU NA SALA DE AULA MESMO)].
Videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=C7l0AB--I3c
sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YZdDr5ViaiU
Sementes (part.
Drik Barbosa)
Se tem
muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Não ao trabalho infantil
Desde
cedo, 9 anos, era um pingo de gente
Empurrado a fórceps, pro batente
O bíceps dormente, a mão cheia de calo
Treme, não aguenta um lápis, no fundão de São Paulo (puts)
Se a alma rebelde se quer domesticar
Menina preta perde infância, vira doméstica
Amontoados ao relento, sem poder se esticar
Um baobá vira um bonsai, é só assim pra explicar
Que o nosso povo nas periferia
Precisa encher suas panela vazia
Dignidade é dignidade, não se negocia
Porque essa troca leva infância, devolve apatia
E é pior na pandemia
Sobra ferida na alma
Uma coleção de trauma
Fora a parte física
E nóis já tá na parte crítica
Pra que o nosso futuro não chore
A urgência é: Precisamos ser melhores, viu?
Se tem
muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho não, não
Crianças não têm trabalho, não
Não ao trabalho infantil
Com 8
ela limpa casa de família, em troca de comida
Mas só queria brincar de adoleta
Sua vontade, esconde-esconde
Já que a sociedade pega-pega sua liberdade
E transforma em tristeza
Repetiu na escola por falta, ele quer ir mas não pode
Desigualdade é presente e tira seus direitos
Sem escolha: Trabalha ou rouba pra viver
Sistema algoz, que o arrancou da escola
E colocou pra vender bala nos faróis
Em maioria, jovens pretos de periferia
Que tem direito à vida plena
Mas só conhece o que vivencia
Insegurança, violência e medo
Trabalho infantil é um crime e tem cor e endereço
Prioridade nossa é assegurar que cresçam e floresçam
Alimentar a potência delas
A liberdade delas não tem preço
Merecem o mundo como um jardim e não como uma cela
Se tem
muita pressão
Não desenvolve a semente (não)
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir? (Me diz)
É muito triste, muito cedo
É muito covarde (muito)
Cortar infâncias pela metade (é quente)
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo (diz)
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Crianças não têm trabalho, não
Apenas não ao trabalho infantil
1. Qual o tema da letra de canção?
A canção trata do trabalho infantil.
2. Na letra de canção, a flor é comparada a quê? Comente sua resposta.
A flor é comparada à infância que precisa de cuidados
para desenvolver-se a seu tempo.
3. "Crianças não têm trabalho, não, não/ Não ao
trabalho infantil". Você concorda com esse trecho? Comente.
Resposta pessoal.
4. Leia o trecho: "O bíceps dormente a mão cheia
de calo / Treme não aguenta um lápis no fundão de São Paulo".
a) Em sua opinião, a quem se referem esses trechos? Por
quê?
Provavelmente referem-se a uma criança que trabalha em
algo próprio para adultos.
b) O trecho refere-se ao trabalho infantil em São
Paulo. Onde você mora o trabalho infantil é algo comum? Comente.
Resposta pessoal.
5. Transcreva aqui um trecho da letra da canção que
mostra uma das causas para o trabalho infantil.
"Que o nosso povo nas periferias precisa encher
sua panela vazia". Uma das causas seria a falta de alimento.
6. O que significa dignidade e por que essa palavra
foi utilizada na letra da canção para referir-se ao tema do trabalho infantil?
A palavra dignidade está
relacionada à garantia das necessidades de cada indivíduo. Justamente por isso
foi utilizada na letra da canção quando diz "Dignidade é dignidade. Não se
negocia" entende-se que o trabalho infantil rouba a dignidade das crianças
uma vez que não lhes permite brincar, estudar e se desenvolver a seu tempo.
7. Sobre a linguagem,
observe o trecho “E nóis já tá na parte crítica”.
a) Qual tipo de linguagem
foi utilizada na letra da canção?
Linguagem coloquial.
b) Em sua opinião, por
que os compositores escolheram esse tipo de linguagem para a música?
Espera-se que os alunos
compreendam que a linguagem coloquial demonstra mais proximidade com o
interlocutor e atinge um público-alvo maior.
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