sexta-feira, 18 de junho de 2021

Interpretação de letra de música - Sementes - Emicida & Drik Barbosa

[APÓS DISCUTIREM AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE, O PROFESSOR PODE PROPOR AOS ALUNOS QUE ELABOREM FRASES CONTRA O TRABALHO INFANTIL NO PADLET OU EM CARTAZES (PODENDO, NESTE CASO, FAZER UMA EXPOSIÇÃO NO PÁTIO OU NA SALA DE AULA MESMO)].


Videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=C7l0AB--I3c

sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YZdDr5ViaiU


  • Leia a letra de canção abaixo composta por Emicida e Drik Barbos para responder o que se pede:

Sementes (part. Drik Barbosa)

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Não ao trabalho infantil

Desde cedo, 9 anos, era um pingo de gente
Empurrado a fórceps, pro batente
O bíceps dormente, a mão cheia de calo
Treme, não aguenta um lápis, no fundão de São Paulo (puts)
Se a alma rebelde se quer domesticar
Menina preta perde infância, vira doméstica
Amontoados ao relento, sem poder se esticar
Um baobá vira um bonsai, é só assim pra explicar
Que o nosso povo nas periferia
Precisa encher suas panela vazia
Dignidade é dignidade, não se negocia
Porque essa troca leva infância, devolve apatia
E é pior na pandemia
Sobra ferida na alma
Uma coleção de trauma
Fora a parte física
E nóis já tá na parte crítica
Pra que o nosso futuro não chore
A urgência é: Precisamos ser melhores, viu?

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho não, não
Crianças não têm trabalho, não
Não ao trabalho infantil

Com 8 ela limpa casa de família, em troca de comida
Mas só queria brincar de adoleta
Sua vontade, esconde-esconde
Já que a sociedade pega-pega sua liberdade
E transforma em tristeza
Repetiu na escola por falta, ele quer ir mas não pode
Desigualdade é presente e tira seus direitos
Sem escolha: Trabalha ou rouba pra viver
Sistema algoz, que o arrancou da escola
E colocou pra vender bala nos faróis
Em maioria, jovens pretos de periferia
Que tem direito à vida plena
Mas só conhece o que vivencia
Insegurança, violência e medo
Trabalho infantil é um crime e tem cor e endereço
Prioridade nossa é assegurar que cresçam e floresçam
Alimentar a potência delas
A liberdade delas não tem preço
Merecem o mundo como um jardim e não como uma cela

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente (não)
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir? (Me diz)
É muito triste, muito cedo
É muito covarde (muito)
Cortar infâncias pela metade (é quente)
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo (diz)
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Crianças não têm trabalho, não
Apenas não ao trabalho infantil


 QUESTÕES

1. Qual o tema da letra de canção?

A canção trata do trabalho infantil.

 

2. Na letra de canção, a flor é comparada a quê? Comente sua resposta. 

A flor é comparada à infância que precisa de cuidados para desenvolver-se a seu tempo.

 

3. "Crianças não têm trabalho, não, não/ Não ao trabalho infantil". Você concorda com esse trecho? Comente.

Resposta pessoal.

 

4. Leia o trecho: "O bíceps dormente a mão cheia de calo / Treme não aguenta um lápis no fundão de São Paulo".

a) Em sua opinião, a quem se referem esses trechos? Por quê?

Provavelmente referem-se a uma criança que trabalha em algo próprio para adultos.

b) O trecho refere-se ao trabalho infantil em São Paulo. Onde você mora o trabalho infantil é algo comum? Comente.

Resposta pessoal.

 

5. Transcreva aqui um trecho da letra da canção que mostra uma das causas para o trabalho infantil.

"Que o nosso povo nas periferias precisa encher sua panela vazia". Uma das causas seria a falta de alimento.

 

6. O que significa dignidade e por que essa palavra foi utilizada na letra da canção para referir-se ao tema do trabalho infantil?

A palavra dignidade está relacionada à garantia das necessidades de cada indivíduo. Justamente por isso foi utilizada na letra da canção quando diz "Dignidade é dignidade. Não se negocia" entende-se que o trabalho infantil rouba a dignidade das crianças uma vez que não lhes permite brincar, estudar e se desenvolver a seu tempo.

 

7. Sobre a linguagem, observe o trecho “E nóis já tá na parte crítica”.

a) Qual tipo de linguagem foi utilizada na letra da canção?

Linguagem coloquial.

 

b) Em sua opinião, por que os compositores escolheram esse tipo de linguagem para a música?

Espera-se que os alunos compreendam que a linguagem coloquial demonstra mais proximidade com o interlocutor e atinge um público-alvo maior.

 

Atividade pronta para imprimir 👇





https://drive.google.com/file/d/1GTAGqp1MgOcAYV4g8aDBk4MWZglVGQKa/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.

Atividade - Vozes Verbais - pronto para imprimir

  ATIVIDADE DE REFORÇO 1.     Reescreva as frases abaixo, transformando-as da voz ativa para a voz passiva analítica. Lembre-se de manter ...