PÚBLICO-ALVO: 7º ANO AO 9º ANO E EJA
JUSTIFICATIVA
O livro "A Metamorfose", escrito por Franz Kafka, é uma obra que desperta o interesse e a curiosidade de leitores de todas as idades. Sua narrativa intrigante e seus temas profundos oferecem uma oportunidade única para os alunos explorarem não apenas a história e os personagens, mas também conceitos mais amplos sobre a vida, a sociedade e a condição humana.
Este projeto de aprendizagem foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência significativa de leitura e reflexão, ao mesmo tempo em que estimula sua criatividade e expressão pessoal. Abordaremos os temas centrais do livro, como a transformação, a relação familiar e a alienação, de uma maneira acessível e envolvente, adequada ao nível de desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
A escolha de "A Metamorfose" como obra central deste projeto se justifica pela sua relevância atemporal e pela sua capacidade de gerar discussões profundas e reflexivas sobre questões universais. Ao explorar os desafios enfrentados pelo protagonista, Gregor Samsa, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre temas como identidade, autoaceitação e o impacto das relações familiares em nossas vidas.
Por fim, este projeto também visa estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, oferecendo oportunidades para que desenvolvam suas habilidades de escrita, oralidade, e outras formas de expressão. Através de atividades práticas e colaborativas, os alunos poderão explorar novas formas de se expressar e compartilhar suas ideias com os colegas.
OBJETIVOS
Ø Compreender os temas centrais do livro, como a transformação, a família e a alienação.
Ø Analisar os personagens e eventos da narrativa, destacando suas motivações e conflitos.
Ø Desenvolver habilidades de interpretação textual, escrita criativa e expressão oral.
Ø Explorar conexões entre o livro e experiências pessoais dos alunos.
HABILIDADES
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, ... que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF69LP15) Apresentar argumentos e contra- argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender– selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, ...contos de terror ... dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
ATIVIDADES
- Introdução à Obra:
-Apresentação do autor, Franz Kafka, e contexto histórico da obra.
-Leitura guiada do primeiro capítulo em sala de aula, com discussão sobre o enredo e os personagens.
-Criação de um glossário com termos e conceitos importantes.
- Exploração dos Temas
-Capítulo2: discussão sobre o capítulo.
-Discussão em grupo sobre os temas principais do livro, como a metamorfose, a relação familiar e a solidão.
-Discussão sobre como se sentem em relação a temas como mudança, pressão familiar, ou isolamento.
- Análise de Personagens
Capítulo 3: discussão sobre o capítulo. Estudo dos personagens principais, especialmente Gregor Samsa e sua família.
Atividade de criação de perfis de personagens, destacando suas características físicas, emocionais e comportamentais.
- Escrita Criativa
Desenvolvimento de uma narrativa alternativa: os alunos imaginam-se na pele de Gregor e escrevem sobre sua vida depois da transformação.
- Expressão Artística:
Livro na caixa: os alunos criarão uma representação visual da metamorfose de Gregor Samsa ou de outros elementos importantes da narrativa dentro de uma caixa de sapato.
- Apresentação Final
Os alunos apresentação seus trabalhos criativos para a turma explicando o processo de confecção do livro na caixa e o que motivou a escolher determinada cena para reproduzir.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na participação em discussões em sala de aula, na qualidade dos trabalhos escritos e criativos, e na capacidade dos alunos de fazer conexões entre o livro e suas próprias experiências e conhecimentos.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Comenta aqui abaixo o que achou do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar aqui.
Por favor, indique o +Portal Docente para seus colegas professores.